segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Um país chamado Peru, e eu!

O Peru é um país mais organizado e mais rico do que a Bolívia, mas só um pouquinho mais rico. Logo na fronteira já se pode notar essa maior organização. O prédio da imigração é bem mais limpo e organizado, com funcionários mais bem vestidos. É algo bem parecido com algumas repartições públicas daqui do Brasil.

A moeda peruana também é mais forte e, consequentemente, as coisas são mais caras também. Mas nada comparado aos preços brasileiros. Apesar das coisas serem mais caras, foi no Peru que pude aperfeiçoar a minha arte de pechinchar. Não deixei de pechinchar com nenhum vendedor de artesanato. As batalhas de preços travadas com os vendedores são muito divertidas e acabam se tornando uma atração à parte!

Os peruanos estão um pouco melhor preparados para receber os turistas. Lá só podem ser guias aqueles que fizerem curso superior de turismo. A infraestrutura também é mais voltada ao turismo, com táxis, ônibus e restaurantes espalhados por todos os lados. É fácil notar essa vocação turística do Peru na plaza de armas de Cusco, o lugar parece uma Babel! Gente de todo tipo e de toda parte do mundo circula por lá.

Plaza de Armas de Cusco cheia de idas e vindas

O povo é um pouco mais frio, porém muito educados, acredito que pelo preparo maior que têm para atender os turistas. Enquanto nos táxis bolivianos conversávamos com os motoristas sobre todo tipo de assunto, no Peru o assunto era sempre o mesmo: turismo.

Islas Flotantes

Chinchero


Esse país vai ficar para sempre marcado na minha memória pois foi nele que fiz a Trilha Inca, um caminho mágico que nos leva muito além das ruínas de Machu Picchu. Nos leva para uma viagem de superação para dentro de nós mesmos. Quatro dias caminhando por paisagens deslumbrantes, em meio a muitas histórias e lugares com muita energia nos faz pensar e repensar sobre muitas coisas. Eu, particularmente, pensei muito nas pessoas que eu gosto. Através da energia dos incas eu pude sentir o carinho de todos que eu gosto e que gostam de mim.


Também foi na trilha inca que eu compreendi claramente o que Amyr Klink quis dizer com “ir até lá e ver com os próprios olhos”. Você estar no meio de tudo aquilo é algo indescritível. Neste exato pedaço desse texto que escrevi, fechei meus olhos e pensei em tudo o que eu vi e senti na trilha. Meus olhos se encheram de lágrimas, me arrepiei todo, senti uma imensa alegria, me enchi de energia boa, mas não consegui encontrar palavras para descrever o que verdadeiramente é a Trilha Inca.


Carregando comigo as melhores lembranças e a ótima sensação de ter um sonho realizado, saí do Peru, um país que transborda cultura e energia boa, vestindo meu melhor sorriso. Mas, diferentemente da Bolívia, sinto que vi tudo o que eu gostaria de ver por lá.


E, para encerrar o que me propus a fazer nesse balanço da viagem vem a parte mais difícil, descrever o que mudou em mim. Voltei dessas férias, que como eu havia planejado foram as melhores da minha vida até agora, com uma imensa vontade de realizar mais sonhos. Nessa jornada eu pude perceber que o que faz a realização de um sonho ser mágica não é somente o fato de chagar em Machu Picchu, mas sim todo o processo que passamos até nossos olhos observarem o objetivo. É o vislumbramento da ideia, é o planejamento, são as tentativas frustadas, são os adiamentos. Tudo isso junto faz o tempero do sonho ficar mais saboroso. São as horas que passamos imaginando como vai ser chegar lá. São as pessoas especiais, ou não tão especiais, que envolvemos nisso. São os devaneios compartilhados.

Eu descobri que quando realizamos um sonho, realizamos juntamente com todas as pessoas queridas. Acho que o meu maior aprendizado nessa viagem foi isso, por mais que o sonho tenha partido de dentro de mim, ele nunca vai ser só meu, porque quando gostamos de verdade de alguém, sonhamos juntos, realizamos juntos. Mesmo que esses "alguéns" tenham ficado.

Agora a questão que fica é: Qual o próximo passo? O próximo sonho?


Ainda não sei, mas estou de braços abertos para as próximas realizações!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário