segunda-feira, 31 de março de 2014

Mundo Sub

Na primeira vez a sensação é estranha. A máscara. O equipamento incômodo, um pouco pesado. Você entra vagarosamente na água e seu rosto é submerso. A primeira reação é prender a respiração. Quando o ar já quase falta, inspire; o ar chega com um silvo tranquilizador e, pela primeira vez, você respira sob a água. Em poucos minutos, você esquecerá da máscara. O equipamento passa a ser leve e ágil e você se sente livre como nunca antes. Com a primeira respiração sob a água a porta para um mundo diferente se abre. Não é um mundo independente, mas não deixa de ser diferente. Abra esta porta e entre. Sua vida nunca mais será a mesma!

Somente você pode dizer o que lhe impele ao mergulho autônomo. Se você procura por aventura, não ficará desapontado. Você a encontrará quer seja em um navio naufragado enquanto desvenda seus segredos em um recanto remoto do mundo entre outros povos e culturas, ou em sua região, mais próximo do que imaginou ser possível.

Mergulho na Ilha das Couves - Ubatuba/SP

Se você ama a natureza, veio ao lugar certo. Nenhum outro meio ambiente se aproxima em abundância, diversidade e intensidade de um recife de coral intacto. É possível ver mais espécies diversas em dez minutos em um recife do que em dez horas nas regiões silvestres mais inexploradas acima da superfície. Mas com o tempo, você descobrirá que mesmo lugares improváveis que parecem vazios e estéreis às pessoas inexperientes como um lago ou pedreira alagada, pulsam com organismos fascinantes, um lembrete de que a imaginação da natureza excede a nossa.

Ouriço do Mar Azul

Filhote de Paru

Lagosta

Cavalo Marinho

Se descobertas lhe intrigam, bem vindo ao espaço interior. Ainda que seja um clichê, não deixa de ser verdade que conhecemos melhor a superfície da lua do que o fundo dos nossos oceanos. Até mesmo nos locais de mergulho mais populares, você verá coisas que a maioria das pessoas nunca viu, e visitará lugares aonde a maioria das pessoas nunca irá. Mesmo com uma experiência de centenas de mergulhos, a visita a um novo local de mergulho traz sempre novas emoções de descoberta e visitar um local conhecido é quase como voltar para casa.
 
Tartaruga-verde e Moréia Verde brincando na Ilha Anchieta em Ubatuba/SP


Paru adulto


O mergulho autônomo significa enfrentar novos desafios. Ele constitui uma das raras atividades que fazem a adrenalina correr no sangue e provoca emoções fortes, ou traz calma e paz. Você pode aceitar desafios que requerem treinamento, planejamento, equipamento e concentração: procurar objetos perdidos, descer até 30 metros ou explorar seu local de mergulho favorito após o pôr-do-sol. Ou você pode se deixar levar ao longo de alguns ambientes mais tranquilos e lindos do mundo, sendo que a sua maior preocupação imediata seria decidir se deseja ou não parar e fotografar uma estrela do mar. De qualquer modo, a atividade de mergulho cresce com você. Há sempre algo novo para ver, algum lugar novo para explorar, alguma nova maneira de desfrutar da experiência. Nenhuma outra atividade se correlaciona tão fácil e precisamente às suas expectativas de hoje, de amanhã e de dez anos no futuro. É impossível superá-la.

Raia Manteiga

Estrela do Mar

Budião Vermelho

Você provavelmente viu fotografias, programas de televisão e filmes sobre mergulho, mas até que mergulhe é impossível compreender o que significa mergulhar. Nada na superfície da terra pode ser comparado com as sensações que você experimentará – a emoção de respirar debaixo d’água, a liberdade de sentir-se “sem peso” e imagens e sons sem paralelo.

Ilha Anchieta - Ubatuba/SP


(Texto de introdução, com algumas adaptações, da apostila do curso básico de mergulho autônomo PADI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário