sexta-feira, 31 de julho de 2015

Paciência é um virtude, Gafanhoto!!!

AS COISAS BOAS VÊM PARA AQUELES QUE SABEM ESPERAR


Paciência, de novo essa palavra. A esperada, desesperada e confusa. Especialmente quando tropeçamos mediante a incerteza de não sabermos quando chegará o que queremos.
Não fique cansado de esperar. A recompensa está esperando por sua paciência.
No entanto, a paciência é mais do que a espera, é a expectativa calma, é uma espécie de pausa no nosso anseio. A paciência não nos entorpece, se impõe à angústia e nos desperta.

A paciência é amarga, mas seu fruto é doce

Achamos difícil de entender, mas a paciência não é carregar e aguentar até não poder mais e explodir. Ela é uma arte, que se faz responsável de nos livrar de cargas emocionais desnecessárias para manter nosso estado de paz.
“Se é paciente em um momento de raiva, escapará de cem dias de tristeza.”
As filosofias orientais falam do dom da paciência como uma força que nossa mente usa para dizer ao resto do corpo que tudo se ajeitará.
E as coisas mais bonitas do mundo requerem paciência para serem revestidas com uma aura de emoção e entusiasmo. Um amor complicado, uma pessoa quase inacessível, fitness. Em suma, todo o objetivo e conquista que buscamos.

O que espera e não desespera encontra o inesperado

Muitas vezes, acreditamos que a vida nos diz “não”, quando na verdade está nos dizendo “espera”. Ficamos impacientes e, portanto, nosso nervosismo nos faz cometer erros.
Às vezes nos cansamos, nossos amigos, parceiros ou expectativas nos irritam, não recebemos nada do que queremos criar e sentimos que a vida não é para nós.

Paciência, uma rainha destronada pela velocidade

“O segredo de paciência é lembrar que a dor é temporária e a recompensa é eterna.”
O que persiste, ganha. No entanto, a julgar pelo interesse que colocamos em cultivar e trabalhar esse dom, a paciência é uma rainha destronada. Nos ensinam a sermos os primeiros em tudo, a vencer nossos companheiros, a correr … E é isso.
Se você leva as coisas com paciência, te deixam fora do jogo. No entanto, o fato é que qualquer sucesso necessita de tempo e paciência, e esses são os únicos instrumentos que nos garantem a alcançar certa habilidade.

Trabalhar a paciência para conhecer a si mesmo

“Compreender a si mesmo requer paciência, tolerância. O “Eu” é um livro de muitos capítulos que não podem ser lidos em um único dia. No entanto, quando você começar a ler, deve ler cada palavra, cada frase e cada parágrafo, porque neles há indícios de totalidade. O princípio é, em si mesmo, o fim. Se souber ler, poderá encontrar a mais alta sabedoria.” – Jiddu Krishnamurti
Os grandes sábios são calmos, pacientes e autoconfiantes. Isso nos dá a dica de que sendo pacientes olharemos para o mundo com uma maior compreensão e sabedoria.
Quando não trabalhamos o dom da paciência, nos comportamos impulsivamente e, sem pensar, criamos ou agravamos nossos problemas, deixando escapar muitas oportunidades.
Na verdade, para cultivar a paciência você precisa de pouco, e tudo está ao seu alcance.

1.Respire

A respiração profunda é sempre um bom recurso, ajudando-nos a refletir. Quando tomamos alguns segundos para respirar, estamos de alguma forma oferecendo uma pausa para nosso diálogo interno.

2. Descubra por que tem tanta pressa

Reflita sobre as razões que te deixam impacientes. Se estiver exagerando, reorganize suas prioridades. Pensar nisso e até mesmo escrever sobre vai ajudá-lo a se acalmar.

3. Identifique o que normalmente te gera impaciência

Podem ser outras pessoas, situações estressantes ou você mesmo. No entanto, o simples fato de estar consciente te ajudará a reduzir a ansiedade.

4. Sua paciência é útil ou justificada?

Responder sinceramente a esta pergunta incentiva a calma. Procure padrões e considere sem medo a possibilidade de abandonar o que não está te fazendo bem.

5. Tome o seu tempo e espere o inesperado

Você tem que entender que nós podemos fazer milhares de planos, mas as coisas nem sempre correm como desejamos. Aceite que a vida gira e dá centenas de voltas para chegar onde queremos. Seja realista em suas expectativas e compreenda os outros.

6. Não tenha medo da mudança e não se esqueça de testar

A prática leva à perfeição. Desenvolver paciência significa deixar para trás os maus hábitos com os quais convivemos por muito tempo. Então, como qualquer aprendizagem, cultivar este dom requer parcimônia.
Texto de Raquel Aldana

Nenhum comentário:

Postar um comentário