segunda-feira, 1 de abril de 2013

Diário de um branco na Aldeia Boa Vista – 17º dia


Essa noite eu não dormi tão mal, mas a criançada estava aqui na Opy às 7h. Menos mal, uma hora a mais de sono. Nesses últimos cinco dias tem sido difícil ver ou ouvir alguma coisa nova. Para quem havia dito que aqui não havia rotina, eles têm feito as mesmas coisas. Não tem assunto novo, não tem foto nova. Estou tentando fazer com que os jovens dancem xondáro à luz do dia para eu fotografar, está difícil.

Seu Altino está fazendo uirá paraná, também conhecido por Pau de Chuva. Hoje ele é feito somente para vender como artesanato, mas antigamente os guaranis o usavam em tempo de grande estiagem. Eles cantavam a canção da chuva e tocavam uirá paraná. O processo de fabricação desse instrumento é bem lento e trabalhoso. Seu Altino diz que tem gente que acha o artesanato deles caro, mas não sabem o trabalho que dá para fazer.

Uirá paraná de vários tamanhos.
Complementando as informações sobre o adorno feito de cabelo de menina que menstruou pela primeira vez e fortalece as pernas dos xondáros, o nome é Xerety Makoá.

A cerimônia de agradecimento do dia foi como de costume. O diferente foi que depois, o coral da aldeia se apresentou. Também houve dança de xondáro. Combinei com Tiró e Arlindo que amanhã na parte da tarde, eles farão uma apresentação no campo, tanto do coral quanto da dança de xondáro, para que eu possa fotografar.

Brincos feitos pelos índio para a venda.

Flecha artesanal feita para ser vendida junto com mini arco.

Animais da região também são representados em trabalhos feitos em entalhes de madeira.

Assim como acontece com os brancos, lavar roupa faz parte das atividades cotidianas dos guaranis.

Como as refeições são feitas em fogões à lenha improvisados, é preciso sair para catar lenha todos os dias.



Jovens fazendo pinturas corporais típicas da etnia guarani mbyá.

Nesta foto e abaixo algumas formas de diversão dos kyrigués.




Instrumentos utilizados nas cerimônias realizadas na Opy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário