segunda-feira, 8 de abril de 2013

Diário de um branco na Aldeia Boa Vista - 18º dia


Último dia de aldeia. Para variar, não dormi bem essa noite. Fez bastante frio e, porque tomei muito café à noite, não conseguia dormir. Acho que a ansiedade de voltar para casa tenho contribuído com a insônia. Já tomei café e, sei lá, sabe quando você tem a sensação de que está incomodando? Então, estou com ela. Mas já está acabando, é só mais hoje e amanhã de manhã.

Hoje é dia 20, dia do pagamento do Bolsa Família. Por esse motivo a aldeia está quieta e com pouca gente circulando por aí. Fiquei batendo papo com Tupã. Perguntei a ele quais eram as vantagens e as desvantagens de ser índio, ele me respondeu “não tem vantagem nem desvantagem”, e completou, “cada um gosta de ser o que é”.

Depois da reza, Seu Maurício veio conversar comigo, falando sobre os jovens. Senti, nessa conversa, que os mais velhos têm uma certa desconfiança com os mais novos, acredito que seja por causa do conflito de gerações.









Meninas do Coral Guarani fazendo a dança da apresentação.

O Coral Guarani conta com a participação tanto das meninas quanto dos meninos.

Ensaiados por Tiró, os meninos fazem a dança dos xondáros.







Nenhum comentário:

Postar um comentário