segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Como surgiram as rãs

Teve um determinado tempo que Ñaderu, o deus pai de todos os índios, percebeu que seus filhos aqui na terra não estavam mais rezando para ele. Incomodado com o que estava acontecendo, resolveu aplicar uma punição aos desobedientes. Sempre que um índio guarani deixasse de rezar por muito tempo, Ñanderu o levaria para o céu e o transformaria em rã como castigo.

Ilustração: Guto Oliveira

Não tardou para que o primeiro índio deixasse de rezar para o deus guarani e como prometido, Ñanderu, o levou ao céu e o transformou em rã. Descontente com o ocorrido e já ciente de que a rã seria um animal anfíbio, o índio questionou:

- Mas Ñanderu, e se acabar a água? Onde eu vou viver? O que eu faço?

Ñanderu respondeu:

- Nunca vou deixar faltar água para você. Quando acabar, você me avisa que eu mando chuva para repor a água. Ah, e mais uma coisa. Se mesmo com esse castigo você deixar de rezar, não vou trazer seu espírito aqui para cima, ele vai morrer junto com o corpo, entendeu?

O índio respondeu que sim e logo foi transformado em rã e devolvido para a terra.


Por isso que se diz que quando um sapo ou rã canta é porque vai chover. Também é por isso que sapos e rãs só coaxam à noite. São os índios castigados rezando. E quando você ouvir um coaxado fora do ritmo, é uma rã que está rezando sem vontade, está fazendo por obrigação. É por esse motivo que os guaranis não comem rãs.

Ilustração: Gabriel Moretson

Nenhum comentário:

Postar um comentário