segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Caminos Andinos - 16º dia

Essa foi a noite que eu mais dormi. Acordei às 9h. Ainda desanimado com o ocorrido no dia anterior, troquei de roupa, arrumei minha mochila e saí para tomar um café da manhã mais caprichado. Saímos do hostel sem tirar as mochilas do quarto, já que estava tudo ferrado mesmo, resolvemos pagar mai suma diária para pelo menos esperarmos o ônibus deitados assistindo TV.

Próximo ao hostel, escolhemos tomar café numa lanchonete bem simpática chamada El Montanhês. Lá estava um grupo de brasileiros que estava aqui para escalar as montanhas bolivianas. No café, escolhi capuccino de baunilha, panqueca com sorvete e mel e ainda comi uma salteña de pollo ou pastel assado, como conhecemos aqui no Brasil. Tudo uma delícia! Já havíamos pagado a conta, quando decidi perguntar sobre o bloqueio na estrada de Challapata. O senhor disse que não sabia, mas que o pessoal da agência de turismo ao lado era gente boa e que poderia nos informar. O senhor da lanchonete foi tão legal que foi até a agência com a gente. Lá, a moça que nos atendeu não sabia, mas ligou na rodoviária para saber. Como que numa mudança de azar de sexta-feira 13 para sorte de domingo, a empresa disse que hoje haveria ônibus normalmente. Saímos correndo de lá, pegamos um táxi e fomos para a rodoviária, não podíamos correr o risco de ficar sem passagem!

A Rodoviária de La Paz foi feita pelo engenheiro Gustave Eiffel, o mesmo que construiu a famoso torre parisiense.

Na rodoviária procuramos pela Omar Tours. Encontramos fácil. A passagem nos custou Bs.100,00, 130 mais barato que na agência que nos deixou na mão. Compramos os lugares 1 e 2, bem na frente do busão. Felizes da vida, fomos embora à pé, mas antes decidimos ir ao hostel dos outros brazucas que também não haviam conseguido ir para o Uyuni ontem. O hostel dos caras, o Bacoo, é muito legal. Logo na entrada encontramos uma moto com placa da União Europeia, cheia de adesivos e poeira. Imagina só quantas histórias esse maluco não tem para contar? Sem contar que a moto desse doido é de 70cc. Muito mais radical do que ir de Biz para a Patagônia! Encontramos os brazucas na Lan House do hostel, eles também haviam comprado passagem no mesmo ônibus que nós. Nos despedimos e fomos usar a internet.

A pequena notável que saiu da Europa para se aventurar em terras sul americanas.

Apesar das 70cc, ela fez o que mita gente sonha em fazer.

Depois de muito conversar e matar um pouquinho da saudade, voltamos para o hostel. No caminho comprei um broche da bandeira do Peru e um da bandeira da Bolívia para colocar na minha mochila. No hostel assistimos TV, dormimos e por volta das 15h saímos para comer alguma coisa. Voltamos ao hostel, pegamos nossas coisas e fomo para a rodoviária. O ônibus saiu às 19h40, mas finalmente conseguimos ir para Uyuni.